(Regras escritas por Macks e Rachel Yuri)

O presente regulamento objetiva-se a proporcionar o bom andamento do concurso, assegurando a igualdade de condições a todos os participantes inscritos.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. Podem concorrer: Pessoas a partir de 5 (cinco) anos de idade, dentro destas regras, inclusive palestrantes, professores de workshops e estandistas. Cosplayers de quaisquer personagens fictícios de acesso público, criados em qualquer país. Cosplayers de celebridades com traje oficial e conhecido do artista. Cosplayers de mídia adulta, desde que não firam nenhuma das regras;

1.2. Não podem concorrer: Organizadores, juízes, coordenadores e staffs do concurso cosplay do evento. Personagens originários de fanzines, fóruns e blogs, cosplays originais, versões de personagens criadas por fãs (gijinka, genderbend etc.) e visuais (moda urbana) podem participar, mas não receberão nota, ou poderão ter desconto em sua nota no quesito Fidelidade;

1.3. Cosplays "genéricos": Apenas de classes genéricas que são mais importantes como grupo do que indivíduos específicos desse mesmo grupo (Stormtroopers, classes de MMORPG, etc.). Em todos os outros casos, não receberão nota;

1.4. Mau comportamento: O participante que interferir no bom andamento do concurso, descumprindo regras, sendo desrespeitoso ou atrasando a programação do evento, entre outros, está sujeito a ser proibido de participar de concursos realizados nos eventos organizados pela N2 Studio por até 1 (um) ano;

1.5. Ficha de inscrição: Preencher de forma completa todos os campos solicitados antes de entregar. Ao assiná-la, os participantes declaram estar de pleno acordo com as regras do concurso;

1.6. Direitos de imagem: Uma vez inscritos no concurso, os cosplayers cedem os direitos de todas as suas imagens e sons (vídeo e fotografias) relacionados ao concurso e evento, sem compensações financeiras por seu uso para fins promocionais e de divulgação em quaisquer mídias.


2. AS CATEGORIAS
2.1. Categoria Desfile: O participante tem avaliada apenas a roupa, individualmente, parando diante dos juízes sobre o palco. Pode interpretar o personagem, mas não é necessário nenhuma apresentação;

2.2. Categoria Individual: O participante interpreta seu personagem individualmente. A apresentação pode ser fiel à obra de origem (Tradicional) ou fazer uso de releituras, paródias, crossovers não-oficiais e outros (Livre);

2.2.1. Apresentações Tradicionais e Livres serão avaliadas separadamente para fins de premiação, caso sejam cumpridos os requisitos do item 6.4.1;

2.2.2. Apresentações concorrendo à seletiva YCC serão avaliadas junto às demais Individuais, devendo seguir tanto as regras do Concurso AniVenture quanto as regras específicas para YCC;

2.3. Categoria Grupo: Dois a seis participantes interpretam juntos seus personagens. A apresentação pode ser fiel à obra de origem (Tradicional) ou fazer uso de releituras, paródias, crossovers não-oficiais e outros (Livre);

2.3.1. Apresentações Tradicionais e Livres serão avaliadas juntas para fins de premiação;

2.3.2. A categoria Tradicional aceita apenas crossovers oficiais, desde que a apresentação tenha a ver com o crossover em si, não com as obras separadas de cada personagem;

2.4. Categoria Grupo WCS: a seletiva WCS no AniVenture aceita duplas com apresentação Tradicional fiel a obra de origem, aceitando saídas com criatividade desde que harmonizadas com o contexto original oficial da origem, não aceitando crossovers não oficiais, e serão avaliadas separadamente da categoria Grupo geral do AniVenture;

2.5. Fidelidade: Apresentações Tradicionais (incluindo YCC e WCS) não são obrigadas a reproduzir à risca uma cena existente na obra de origem, desde que mantida a fidelidade do contexto e atos dos personagens;

2.6. Categoria e inscrição: A categoria pretendida (Desfile, Individual com YCC ou sem YCC, Grupo geral, WCS) e o tipo de apresentação (Tradicional ou Livre, onde couber) devem ser informados no ato da inscrição.


3. INSCRIÇÕES
3.1. Onde e quando: No QG AniVenture durante o evento, até uma hora antes do início do concurso, ou online pelo site do evento até o dia 30 de Abril . Só serão aceitas inscrições com todos os campos preenchidos (inclusive dados sobre cenários, áudio e uso de staffs, se houver) e com as categorias escolhidas informadas;

3.1.1. Inscrições feitas online devem ser confirmadas no QG AniVenture no dia do evento até as 13h;

3.1.2. O cosplayer não pode alterar o cosplay inscrito online após encerramento do prazo de inscrição. Para inscrever um novo cosplay, será preciso cancelar a inscrição inicial e realizar uma nova durante o evento no QG AniVenture, apenas se ainda restarem vagas. Apresentar-se com cosplay diferente do inscrito resulta em desconto na nota final;

3.2. Número de apresentações por categoria: Pode-se participar apenas uma vez por dia das categorias Desfile e Individual. Na categoria Grupo, é possível participar mais de uma vez (exceto seletiva WCS) , preenchendo uma ficha pra cada apresentação e seguindo as regras do item 3.2.1;

3.2.1. Na Categoria Grupo, para que um cosplayer possa participar de mais de uma apresentação no mesmo dia, os grupos e apresentações devem ser diferentes;

3.3. Material de referência: O material composto de imagens e informações referentes aos personagens que serão interpretados é opcional nas categorias Desfile, Individual e Grupo, e deve ser coerente com o personagem e a apresentação. Poderá ser enviado na inscrição online como auxílio aos jurados e preparo do palco. No dia da apresentação, poderá ser entregue também impresso junto à inscrição ou confirmação, em cinco vias, para uso dos jurados no concurso. A referência impressa vale 0,3 ponto na média final do participante;

3.3.1. A entrega de material de referência, tanto online quanto impresso em 5 (cinco) cópias coloridas, é obrigatória para os participantes das seletivas YCC e WCS. A referência deve conter imagens do personagem e informações relevantes sobre ele. A data limite para entrega do material online é a mesma da inscrição online, e o material impresso deve ser entregue no dia, ao confirmar a inscrição no QG AniVenture. Terá desconto na média final o participante que não entregar a referência ou entregar material que não segue este Regulamento;

3.4. Áudio: É permitido e opcional o uso de áudio pré-gravado, constituindo uma única faixa no formato .MP3, em CD ou dispositivo USB, a ser entregue no ato da inscrição com nome do participante / grupo e do personagem / série. Apresentações ao vivo são bem-vindas, mas a organização não se responsabiliza por eventuais falhas nos microfones e afins;

3.4.1. Backups de áudio: Os arquivos de áudio serão testados no ato da inscrição, e dispositivos pessoais devem ser recolhidos pelos proprietários após download do material no QG. É de responsabilidade do participante testar previamente e ter consigo backups do áudio. A organização não se responsabiliza pelo dispositivo entregue, por arquivos corrompidos, mídias defeituosas e outros. Caso aconteça, o participante deve se apresentar ao vivo ou abrir mão da apresentação;

3.5. Fila de apresentação: Os participantes devem dirigir-se ao lado do palco 15 minutos antes do concurso para formação da fila, na ordem estipulada. Cosplayers que deixarem a fila estão sujeitos a desclassificação;

3.6. Vagas: : Serão permitidas, por dia, até 40 (quarenta) inscrições para Desfile, 20 (vinte) para Categoria Individual incluindo YCC e 6 (seis) para Categoria Grupo e 12 (doze) para seletiva WCS ;

3.7. Brindes: Todos os participantes da Categoria Individual terão direito a um brinde após sua apresentação, a ser retirado com o staff responsável ou no QG AniVenture.


4. APRESENTAÇÃO
4.1. Chamada ao palco: A ordem é definida pelas inscrições e fila formada. Os cosplayers sobem ao palco quando chamados pelo nome, entrando e saindo pelos locais indicados. Caso o participante não se encontre, será movido para uma segunda chamada e estará sujeito a penalidades. A ausência na segunda chamada resulta em desclassificação;

4.2. Desistências: Devem ser informadas previamente à organização do concurso. Pessoas que desistem sem aviso prévio podem ser penalizadas em concursos posteriores;

4.3. Tempo máximo de apresentação:
0:30 (trinta segundos) para Categoria Desfile,
2:30 ( dois minutos e meio) para Categoria Individual,
4:00 (quatro minutos) para Categoria Grupo.
2:00 (dois minutos) para Categoria Grupo Seletiva WCS Aniventure

4.3.1. A cronometragem que vale é a da organização, portanto muita atenção na preparação do palco apresentação. Para a Categoria Grupo serão permitidos mais 30 segundos para montagem de cenário e 30 segundos para desmontagem. Extrapolar o tempo implica em penalidades Após o tempo estipulado, o participante será penalizado em 0,1 ponto para cada 5 (cinco) segundos ou fração ultrapassados. A penalização é válida para cada etapa (montagem, apresentação, desmontagem);

4.4. Equipamento: Os participantes se responsabilizam pela integridade da aparelhagem de som e palco e acessórios do evento quando em seu poder. Danos a equipamentos podem acarretar em penalidade e até desclassificação e indenização monetária ao evento;

4.5. Efeitos especiais: São permitidos efeitos com papel picado, confetes e similares, bolhas com o sabão em recipiente fechado de até 60ml, e gelo seco em pequena quantidade. NÃO são aceitos talco e purpurina. Sujeiras que possam manchar ou danificar o palco devem ser recolhidas ou limpas pelo cosplayer dentro dos 30 segundos de desmontagem de cenário. Líquidos, viscosos, fogos, explosivos, tóxicos, armas brancas e de fogo e outros nocivos estão proibidos e serão barrados já na entrada do evento;

4.6. Uso de espaço além do palco: Só será permitido descer ou sair e usar espaço fora do palco de maneira que não ofereça nenhum risco ao cosplayer, jurados e público, bem como não cause danos à estrutura e equipamentos do palco. É proibido se jogar do palco ou atirar objetos que ofereçam risco para fora dele e sobre as pessoas presentes no evento;

4.7. Staffs pessoais: São permitidos até 2 (dois) para a Categoria Individual, ou 1 (um) para cada membro da Categoria Grupo, vestindo camiseta predominantemente preta, desde que informados na ficha de inscrição. Sua atuação deve ser limitada à de apoio com efeitos e cenários, e abusos estão sujeitos a desclassificação, especialmente em caso de personagem adicional;

4.7.1 Exceção na Categoria Grupo Seletiva WCS Aniventure, não é permitido a utilização ou ajuda de staffs pessoais ou do evento no palco. A equipe de staff’s de palco só podem arrumar qualquer acessório do palco antes do início da montagem, e apresentação ou após desmontagem.

4.8. Cenários: Devem ser de fácil manuseio e transporte, não podendo ser pregados, amarrados, colados ou fixados no palco. O uso de objetos pendurados ou apoiados sobre elementos do palco deve ser de fácil remoção e não causar nenhum tipo de dano;

4.9. Acidentes: O evento e a coordenação do concurso não se responsabilizarão por eventuais acidentes que ocorram durante as apresentações. Danos à estrutura, equipamentos e aparelhagem do palco podem acarretar em penalidades, desclassificação e ressarcimento financeiro;

4.10. Propaganda não autorizada: É proibido o uso de qualquer banner ou faixa durante as apresentações no palco divulgando algum site ou empresa sem autorização do evento;

4.11. Interação com a plateia e apresentadores: É permitida, desde que coerente com o personagem e que não gere nenhuma ofensa ou constrangimento;

4.12. Conteúdo das apresentações: Deve levar em conta a presença de crianças e pais no evento. Personagens cujo comportamento oficial é ofensivo devem ter suas falas e gestos atenuados;

4.12.1. Ofensas, apelo sexual e outros que não sejam característicos dos personagens, ou que desrespeitem as regras do concurso, são motivo para desclassificação imediata e interrupção da performance. Apresentações que firam disposições criminais estarão sujeitas às devidas punições legais. A comissão organizadora se reserva o direito de avaliar, a qualquer momento, cada um dos participantes e apresentações, e vetar ou desclassificar qualquer performance que descumpra as regras ou ofereça riscos a pessoas ou a bens materiais do evento, não cabendo contestação.


5. JULGAMENTO
5.1. Banca e notas: Serão de 4 (quatro) a 5 (cinco) jurados previamente cadastrados junto à Organização. As notas terão intervalos de 0,25 ponto numa escala de 1 (um) a 10 (dez), sendo atribuída nota 0 (zero) apenas em caso de desclassificação. A nota final será a média entre as cinco notas, vencendo os participantes com as maiores médias finais. A decisão final da coordenação e jurados é irrefutável e inquestionável;

5.2. Quesitos e pesos: Serão avaliadas "Performance" (peso 4), "Cosplay" (peso 4) e um terceiro quesito de peso 2, que será "Fidelidade" quando Tradicional ou "Criatividade" quando Livre. Para Desfile, quesito único "Cosplay", com peso 10;

5.2.1. Quesito Performance: Qualidade do roteiro e da interpretação, impacto da apresentação, desenvoltura no palco, coerência, sincronia de movimentos e harmonia da apresentação;

5.2.2. Quesito Cosplay: Acabamento da vestimenta, similaridade aos trajes originais do personagem, riqueza de acessórios e detalhes, saídas técnicas usadas na execução da roupa. Não será considerada adequação física. Trajes não confeccionados pelo participante são permitidos, mas será avaliada sua customização e adaptação ao usuário;

5.2.3. Quesito Fidelidade: Avalia a fidelidade do cosplayer ao personagem e à obra de origem, considerando principalmente a apresentação;

5.2.4. Quesito Criatividade: Avalia a criatividade e elementos de coerência ao tema ou personagem proposto da apresentação;

5.3. Critérios de desempate: Em caso de empate, será favorecida a maior média de "Performance". Persistindo o empate, vence a maior média em "Cosplay". Ainda persistindo empate, cabe à organização decidir o vencedor.


6. PREMIAÇÃO
6.1. Divulgação: Os vencedores serão anunciados durante a premiação ao final do evento, no palco principal. Nenhuma nota será informada antes disso. Os vencedores e resultados também serão divulgados após o evento no site oficial, quando serão considerados oficiais e definitivos;

6.2. Prêmios da Categoria Desfile: 1º Lugar – Troféu, 2º Lugar – Medalha, 3º Lugar – Medalha;

6.3. Prêmios da Categoria Individual Tradicional: 1º Lugar – Troféu + Certificado, 2º Lugar – Medalha + Certificado, 3º Lugar – Medalha + Certificado, 4º a 10º lugar – Certificados;

6.4. Prêmios da Categoria Individual Livre: 1º Lugar – Troféu + Certificado, 2º Lugar – Medalha + Certificado, 3º Lugar – Medalha + Certificado, 4º a 10º lugar – Certificados;

6.4.1 A premiação separada para a Categoria Individual Livre só existirá caso haja, no mínimo, 3 (três) inscritos para a categoria Individual Tradicional e 3 (três) para a categoria Individual Livre. Caso contrário, será feita premiação única para a categoria Individual;

6.4.2.Prêmio da seletiva YCC AniVenture: vaga para a final do YCC Brasil + Ida e volta para a final em São Paulo + Custos de estadia: hospedagem, alimentação e transporte local;

6.5. Bonus de Vale: Todo cosplayer da Categoria Individual Tradicional ou Livre com média final 7,5 (sete e meio) ou mais tem direito a receber um ingresso para o próximo evento da N2 por dia de apresentação/nota acima de 7,5. Deve informar-se sobre sua qualificação junto ao QG AniVenture a partir de 1 (uma) hora após o término do concurso e até o fechamento do QG. A retirada pode ser feita ou combinada até o final do dia da apresentação, ou até uma semana após divulgação oficial de notas no site.

6.6. Prêmios da Categoria Grupo (única para Livre e Tradicional): 1º Lugar – Troféu + Bottons + Certificados, 2º e 3º Lugar – Troféu + Certificados;

6.6.1. Prêmio da seletiva WCS AniVenture: vaga para a final do WCS Brasil + Ida e volta para a final em São Paulo + Custos de estadia: hospedagem, alimentação e transporte local;

6.7. Cosplayers com mais de uma colocação: Cada cosplayer só receberá 1 (uma) premiação por categoria, independente do número de apresentações, correspondente à sua nota mais alta.

6.8. Prêmios especiais: Serão premiados em Categorias Especiais independentes da premiação principal, participantes que se destacarem em quesitos específicos predefinidos pela comissão organizadora, e avaliadas pelos jurados. Serão priorizados os participantes que não tiverem recebido nenhuma outra premiação. Caso todos os elegíveis tenham recebido outras premiações, serão privilegiados aqueles que não forem premiados em primeiro lugar;

6.9. Retirada dos prêmios: Os participantes que não estiverem presentes na hora da premiação podem eleger um representante, que deve informar nome completo e número do RG do premiado para retirar o prêmio. O participante tem direito de reclamar seu prêmio dentro do prazo de um mês.


7. OBSERVAÇÕES FINAIS
7.1. As regras são passíveis de mudanças sem aviso prévio, visando o melhor desenvolvimento do concurso;

7.2. Todos os resultados e notas serão considerados oficiais depois de divulgados pelo site;

7.3. É responsabilidade dos organizadores do concurso o cumprimento destas regras;

7.4. Os casos omissos no regulamento serão analisados pela comissão organizadora e a decisão será soberana e inquestionável.


Equipe AniVenture



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