Posso participar do concurso?
Desde que tenha mais de 5 anos de idade, e não seja nem organizador do evento, nem staff relacionado ao concurso de cosplay, e nem jurado, seja bem-vindo(a) ao concurso geral! Para as seletivas YCC e WCS, a idade mínima é 18 anos.

Meu personagem não é japonês, tem problema?
Para a competição geral, nenhum problema, mas fique atento a regras específicas para categorias especiais. Fora isto, basta ser de acesso público, ou seja, não ser personagem original, nem criação de fanzines, fóruns, blogs, mascotes de evento, etc. Também não valem visuais / moda urbana e cosplays genéricos.

Como assim, “cosplay genérico”? Meu Akatsuki genérico não vale?
Classes genéricas só valem nota quando não são representadas por personagens específicos na obra, tipo Stormtroopers, inimiguinhos genéricos de tokusatsu, classes de MMORPG, etc. Se não for o caso, pode se apresentar, mas não vale nota (não significa que não é divertido, é só que não tem como julgar!). Ou seja, se você quer que seu Akatsuki receba nota, escolha um Akatsuki que existe em Naruto mesmo.

Pode fazer cosplay de Lady Gaga, Michael Jackson, etc.
Sim, desde que a roupa e a apresentação sejam de visuais populares e oficiais da celebridade. Por exemplo, se for a Lady Gaga dançando Paparazzi com a roupa que ela usa nesse clipe, pode.

Sou obrigado(a) a fazer apresentação, ou posso só subir no palco?
Existe a alternativa da categoria Desfile, onde basta mostrar a roupa aos jurados. Mas nossos cosplayers AVentureiros recebem todo o apoio para se apresentar! Pode ser tanto em Grupo (de 2 a 6 pessoas) quanto Individual, e a apresentação pode ser fiel ao personagem (Tradicional) ou não (Livre), com premiação para os vencedores. E quem topar se apresentar no Individual, ganha um brinde só por se apresentar, e se tirar mais de 7,50 na nota do Individual, ganha um ingresso grátis para o próximo evento da N2!

Tive várias ideias de apresentação Individual, posso apresentar mais de uma?
Claro! Se apresentar um cosplay diferente por dia, os dois valem notas separadas. Concorre para premiação a sua nota mais alta! Mas não se esqueça: apenas uma apresentação por dia, tendo que escolher entre Tradicional ou Livre! Se quiser subir no palco mais vezes, inscreva-se também nas categorias Desfile (uma vez por dia) e Apresentação Grupo (mais de uma vez por dia nos casos permitidos nas regras). /p>

Errei minha apresentação, posso refazer?
No mesmo dia, infelizmente não dá tempo! Se fizer a mesma apresentação nos dois dias, mesmo que troque de roupa, só vai valer a primeira nota, então infelizmente não adianta repetir para tentar melhorar sua nota. Mas você pode repetir no dia seguinte só para fazer bonito e sair satisfeito(a) com seu cosplay, se quiser!

Falando em Cosplay Individual, como funciona o concurso YCC?
O concurso de cosplay do AniVenture também é uma seletiva pro concurso Yamato Cosplay Cup (YCC). O cosplayer que tiver a apresentação Individual Tradicional com a nota mais alta vai com tudo pago pra concorrer na final, dentro do Anime Friends! Para concorrer, leia as regras específicas do YCC, além das regras do concurso, e assinale na ficha de inscrição que deseja tentar a vaga.

Prometi pra dois amigos diferentes que ia fazer dupla / grupo com eles no mesmo dia, tem problema?
Se forem dois grupos diferentes, você pode participar dos dois no mesmo dia, com o mesmo cosplay ou não, é só fazer inscrições separadas e seguir as regras com cuidado.

Falando na Categoria Grupo, como funciona a seletiva WCS?
Durante o concurso cosplay do AniVenture, também vai ter uma seletiva para o concurso internacional World Cosplay Summit (WCS) etapa Brasil (região Sul), na qual podem concorrer só duplas com apresentações Tradicionais. A dupla que tiver a nota mais alta vai com tudo pago pra concorrer na final, dentro do Anime Friends! Para concorrer, leia as regras específicas do WCS, além das regras do concurso, e se inscreva na categoria específica Grupo WCS.

Quanto tempo eu tenho pra fazer minha apresentação?
Se estiver sozinho (Individual), até 1:30 (um minuto e meio). Em Grupo é permitindo 1 (um) minuto por integrante até 4 pessoas, e no máximo 4 (quatro) minutos para grupos de 4 a 6 pessoas. Para o WCS, são 2 (dois) minutos para a dupla, se for levar algum cenário, tem 30 segundos pra montar e 30 pra desmontar. Não há tempo mínimo. Ah, e no Desfile, você tem 30 segundos, então mostre seu cosplay com calma, todos querem ver você!

Precisa levar áudio gravado? Eu não sei / não gosto de gravar áudio, mas todo mundo usa...
Não há obrigação nenhuma de levar áudio, e todos são bem-vindos a se divertir apresentando como acham melhor. Se não quiser gravar, ou se decidir se apresentar de última hora, pode falar no microfone ou mesmo fazer uma apresentação muda que ache interessante, colocando uma música de fundo se quiser, basta levar um pendrive ou CD com o arquivo .MP3.

Tenho uma espada de metal muito linda, posso usar na minha apresentação?
Infelizmente, réplicas de metal não são permitidas, assim como entorpecentes, objetos e efeitos pirotécnicos, cenários que precisem ser pregados / colados no chão, e materiais líquidos que possam molhar o palco ou atingir os espectadores. Mas existem várias alternativas bonitas e até baratas!

Pode estourar "poc"?
"Poc", nome popular entre os cosplayers para os lança-confetes, podem ser usados desde que não tenham pólvora. Papel picado, e alguns outros efeitos estão liberados. Informe-se com a organização caso queira usar outro artificio não listado nas regras. Se sujar muito o palco, o evento só pede que tire o excesso pra ninguém se sujar ou se machucar! E cuidado para não estragar nenhum equipamento do palco!

Ninguém conhece meu personagem, como os jurados vão saber se está certo?
Seja o personagem conhecido ou não, recomendamos que você envie imagens online se fizer a inscrição online, e leve material impresso (imagens e informações escritas) de referência. Como são cinco jurados, leve cinco cópias, e entregue junto com a ficha de inscrição. Se a referência impressa for coerente com sua apresentação, ela vale mais 0,3 pontos na sua média final. Para as seletivas YCC e WCS, as referências online e impressas são obrigatórias.

Posso levar um amigo pra me ajudar no palco?
Tirando a seletiva WCS, que não permite ajudantes no palco, você pode levar até duas pessoas se for Individual, ou uma por participante se for Grupo. É só avisar na ficha de inscrição. Seus “staffs”, ou ajudantes, devem usar camiseta predominantemente preta, e só podem ajudar, não podem interpretar outro personagem.

OK, decidi me apresentar! Como eu me inscrevo?
Antes do evento, online você pode se inscrever pelo site do evento até dia 21 de Maio, e passar no QG no dia do evento só pra confirmar. Ou no dia se as vagas não estiverem lotadas, no QG AniVenture no dia em que for se apresentar, até uma hora antes do concurso, e preencher a ficha toda corretamente. Se souber RG ou CPF de cabeça, não precisa apresentar documento.

Tem limite de número de inscrições?
Sim. O número máximo de participantes por dia é de 40 pessoas no Desfile, 20 pessoas no Individual , 6 Grupos e 12 duplas pro WCS, por isso não deixe pra fazer a inscrição em cima da hora, ou arrisca perder a vaga!

Estou inscrito(a), e agora?
Aproveite o evento, e confira a programação. 15 minutos antes do começo do concurso, vá pra perto do palco para que todos formem uma fila. A equipe do evento vai formar a fila por ordem de inscrição. Se chegar atrasado, procure o staff organizador da fila que vai informar como proceder.

Começou o concurso, quando e como eu subo no palco? Posso começar a apresentação?
Aguarde na fila. O apresentador vai anunciar você pelo seu nome e do seu personagem. Suba no palco pelo lado que lhe for indicado. No Desfile, ande e faça pose nos lugares que a equipe de palco ensinar. No Individual e Grupo, a apresentação passa a valer quando soltarem seu áudio ou quando você der OK / começar, e termina quando acabar o áudio e/ou quando você agradecer. É só se apresentar de acordo com as regras do concurso. Saia sempre pelo lado indicado.

O que os jurados vão olhar em mim?
Depende da categoria que você escolher, e cada critério tem um peso, é só conferir nas regras. Se for Desfile, vão avaliar seu Cosplay, nem precisa interpretar o personagem se não quiser. Se for Tradicional (Individual ou Grupo), os critérios são Cosplay, Performance e Fidelidade. Quando é Livre (Individual ou Grupo), já que precisa fazer sentido pro contexto mas não precisa ser fiel, são avaliados Cosplay, Performance e Criatividade.

Se um dos jurados não gostar do meu cosplay, fico com nota baixa?
Não se preocupe! Todos os jurados (são entre quatro a cinco por concurso) são instruídos antes do evento a serem justos, imparciais, e adotarem direitinho os critérios do concurso. Preferências pessoais dos jurados não influenciam nas notas, e a média tende a ser mais equilibrada.

E a premiação, o que eu ganho?
Já foi super legal se apresentar, e para quem se apresentar no Individual, o brinde é automático! Se a nota no Individual for 7,50 ou mais, o cosplayer ainda ganha um ingresso para o próximo evento da N2!

Para os cosplayers que conseguirem as médias mais altas, também teremos premiações, confira:
• Categoria Cosplay Desfile: 1º Lugar – Troféu, 2º Lugar – Medalha, 3º Lugar – Medalha;
• Categoria Cosplay Individual:: 1º Lugar – Troféu + Certificado, 2º Lugar – Medalha + Certificado, 3º Lugar – Medalha + Certificado, 4º a 10º lugar – Certificados (caso haja pelo menos três pessoas em cada tipo de apresentação, as premiações serão separadas para Tradicional e Livre!);
• Categoria Cosplay Grupo (única para Livre e Tradicional): 1º Lugar – Troféu + Brindes e Certificados.
• Seletiva Yamato Cosplay Cup "YCC": Vaga para concorrer à final do YCC no Anime Friends para a apresentação Individual Tradicional de maior nota, com viagem e hospedagem pagas.
• Seletiva World Cosplay Summit "WCS": Vaga para concorrer à final do WCS no Anime Friends para a apresentação Tradicional em DUPLA de maior nota, com viagem e hospedagem pagas.
Já foi super legal se apresentar, e para quem se apresentar no Individual, o brinde é automático! Se a nota no Individual for 7,50 ou mais, o cosplayer ainda ganha o dinheiro do ingresso de volta!


Web by © N2 Studio - todos os direitos reservados